sábado, 13 de novembro de 2010

FORMAÇÃO CONTINUADA: PROJETO PAZ PELA PAZ



FORMAÇÃO CONTINUADA: PROJETO PAZ PELA PAZ



FORMAÇÃO CONTINUADA: PROJETO PAZ PELA PAZ


FORMAÇÃO CONTINUADA: PROJETO PAZ PELA PAZ

FORMAÇÃO CONTINUADA: PROJETO PAZ PELA PAZ

Hoje os educadores e direção da Escola Militar 2 de Julho, estiveram reunidos para debaterem sobre a implantação do Projeto "Paz pela Paz".
O encontro aconteceu de forma tranquila e muito dinâmica em torno do tema proposto. Foi também um momento de integração entre os professores dos turnos matutino e vespertino e a direção da escola. Muitas ideias foram colocadas e discutidas pelo grupo e a aceitação do projeto foi imediata devido a necessidade de começarmos a resgatar valores para a formação completa do cidadão.
Também foram definidas diretrizes para a implantação e divulgação do projeto à toda comunidade escolar. O projeto "Paz pela Paz" é de responsabilidade de todos. Portanto, o objetivo é que cada um seja um multiplicador desta iniciativa e que  possamos realmente promover a educação para todos.








FORMAÇÃO CONTINUADA SOBRE O PROJETO "PAZ PELA PAZ"

BOM DIA!
RELATOS DO DIA.

TABELA PERIÓDICA I

Prezados alunos (as), bom dia!
Acatando a sugestão da nossa Sinara 1º B, estamos dispondo a partir de hoje até a cuminância de nossa atividade, cujo tema é Tabela Periódica, sites, informações entre outras situações que venham a colaborar pelo enriquecimento do mesmo.
Tópicos que podem ser abordados:

I - Metais pesados em água e em alimentos.
II - Toxicologia dos Metais Pesados.
III-Identificação de Metais mediante suas               propriedades físicas e químicas.
IV - Tabela periódica e aparelhos celulares.
VI - Tabela periódica e eletroeletrônicos.
VII - Tabela periódica e sua utilidade na produção de bens de consumo.

FRASE DO DIA

“A arte de escutar é como uma luz que dissipa a escuridão da ignorância”.



FILOSOFIA oriental.

 
Desejo a todos um bom fim de semana.

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Amanhã temos encontro.

Olá amigos (as), bom dia!

Amanhã estaremos reunidos para a apresentação do projeto paz pela paz. Projeto este de autoria da direção da escola, atualmente representada por: Sr. Flávio, senhorita Flaviana e pela senhora Márcia.
O que se espera é contribuir de forma significante no seio desta comunidade em que esta inserida nossa escola para multiplicar a semente da paz.
Portanto, fazendo uso deste meio venho comunicar e informar a todos que a sua presença é indispensável. Um abraço a todos e até lá.

FRASE DO DIA

A ciência é a procura da verdade; não é um jogo no qual uma pessoa tenta derrubar seus oponentes, prejudicar outras pessoas...


A todos um ótimo dia e um bom fim de semana.

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

ENEM - FIQUE POR DENTRO

Estudantes ouvidos pelo G1 temem anulação do Enem


Exame está suspenso pela Justiça Federal do Ceará desde segunda (8).

Mais de 3 milhões de inscritos fizeram as provas neste fim de semana.

Vanessa Fajardo Do G1, em São Paulo

A indefinição sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), aplicado no último fim de semana, tem deixado estudantes angustiados e aflitos. O exame está suspenso em todo o país, desde segunda-feira (8), seguindo decisão da Justiça Federal do Ceará, que afirma que os erros nas provas causaram prejuízo para os candidatos.

saiba mais

• Justiça Federal concede liminar para suspensão do Enem

• Entenda como funciona a teoria relativa ao item, usada no Enem

• Haverá novas provas se for necessário, diz Lula sobre Enem

• Histórico de problemas do Enem inclui vazamento da prova em 2009

Logo depois do exame, no sábado (6), os estudantes reclamaram de problemas na folha de respostas e na prova amarela. Na folha de respostas, os cabeçalhos que indicaram as áreas de conhecimento estavam invertidos, na comparação com o caderno de questões. O Ministério da Educação diz que a orientação era seguir a ordem numérica das questões, mas alguns alunos afirmam que não receberam a recomentação e, por isso, preencheram o gabarito de forma invertida.

AlgAlém disso, um lote da prova amarela tinha problemas de impressão com algumas perguntas repetidas, outras faltando, sequência numérica errada e até algumas questões de um outro modelo aplicado, a prova branca.

O Ministério da Educação anunciou que vai recorrer da decisão da Justiça Federal cearense e tentar convencer a juíza que é possível aplicar uma nova prova aos cerca de 2 mil estudantes prejudicados pelas falhas no modelo amarelo. Segundo o MEC, isto seria possível graças à teoria de resposta ao item (TRI) utilizada no Enem.

O problema dos cabeçalhos invertidos seria solucionado, segundo o MEC, com um espaço aberto na web, onde o candidato poderia solicitar uma correção especial. O lançamento deste site, assim como a divulgação dos gabaritos oficiais, também estão bloqueados pela Justiça.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), no total, 3,3 milhões de estudantes fizeram as provas.

O G1 ouviu alunos do Cursinho Popular, em São Paulo, para saber o que pensam sobre a polêmica que envolve o exame que substituiu os vestibulares em grande parte das universidades federais do país. Confira as opiniões:

A DISCIPLINA

Caros amigos (as), hoje trago a vocês um texto de autoria do senhor
José Carlos Sousa Silva (Advogado; jornalista e professor universitário), intitulado A Disciplina. O objetivo é propor aos nossos leitores uma reflexão abrangente a cerca dos motivos a tanta desordem, desrespeito e indisciplina de toda a nossa sociedade.
Portanto, leiam comentem e vamos encarar com sugestões e propostas para, não acabar, mas começar a mudar esse quadro triste e silencioso a que infelizemente, caminha nossa sociedade. Segue a baixo o referido texto.
Em 1997, estive no Japão. Vi, de perto, a cultura de seu povo e a organização do seu governo.
Chamou-me a atenção a disciplina entre os japoneses. Primam pela ordem no lar, no trabalho e no lazer. Compõem uma estrutura social exemplar. Tem no trabalho a legítima fonte para alcançar a estabilidade financeira. São realmente educados.
Pude ver o valor que é dado ao professor. Este é considerado, pelo povo, o mais importante dos profissionais. Aí começa o sucesso de milhões de japoneses no exercício das demais outras profissões e no trabalho em geral.
Não resta dúvida de que a base do que é de melhor numa estrutura social é feita com o valor que é dado ao professor. Este é, sem dúvida, o construtor do saber. É quem indica o caminho melhor para o encontro do conhecer mais e mais.
Enfim, vale muito mais ser do que simplesmente ter. Ser, então, culto, capaz, pois sabendo utilizar o conhecimento na construção do bem só terá muitas vantagens e entre estas inclusive as de ter algo que lhe garanta também a estabilidade financeira.
Os jovens brasileiros precisam acreditar em si próprios e nas boas ações e omissões na construção de um melhor futuro. Para isso, devem eleger o livro como em excelente caminho para encontrar o sucesso. Nesse caminho haverá luz que os conduzirá ao trabalho e neste obterão resultados benéficos.
Não devem mergulhar na inércia, na omissão diante do dever. Não devem também afastar-se da cordialidade, da solidariedade, da fraternidade, da gentileza, da cortesia, pois aqui está a concretização do bem. Devem, portanto, ficar sempre distante do mal e dos maus. Estes não lhes querem o bem.
Os jovens têm muito espaço no tempo. Só essa realidade já lhes apresenta como um convite para a construção do melhor na vida.
No Brasil, os considerados intelectuais estão em silêncio diante da desorganização, da indisciplina generalizada. Permitem assim a inversão de valores. Há cargos e funções ocupados por despreparados, por prepotentes, autoritários, arrogantes, vaidosos, corruptos, imbecis completamente e que assim só vêem o caminho para o enriquecimento fácil, destruindo valores, e princípios tão importantes, imprescindíveis na garantia da disciplina e da ordem social.
No Brasil, hoje, não há disciplina. Esta não existe no lar, na escola, no trabalho, na rua, na praça, no campo nem nas estradas. Assim, estamos vendo a desigualdade material, substantiva e formal crescendo a todo instante em nosso país.
Para Rousseau “o homem é naturalmente bom, nasceu bom e livre, mas sua maldade ou sua deterioração adveio com a sociedade que em sua pretensa organização, não só permitiu, mas impôs a servidão, a escravidão, a tirania e inúmeras leis privilegiando uma classe dominante em detrimento da grande maioria, instaurando a desigualdade em todos os segmentos da sociedade humana”.
O povo brasileiro precisa urgentemente refletir sobre valores e princípios, com os quais poderá se quiser impor a disciplina e a ordem necessária para a construção de uma estrutura social sob o comando só de pessoas dignas, merecedoras do respeito e da confiança de todos.
O povo tem o dever de saber escolher os seus representantes e estes, por sua vez, tem o dever também de dignificar, sempre, o exercício dos poderes que lhes forem outorgados.

FRASE DO DIA

“Quem comete um erro e não o corrige comete mais um erro. E ainda outro se o justifica”.



De Confúcio.

A todos um ótimo dia.

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

HOJE É DIA DE LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA

Prezados alunos, bom dia!
Compareçam hoje com muita disposição e saúde para pesquisar, lê e ampliar seus conhecimentos. A nossa atividade de hoje está direcionada à nossa  1ª exposição sobre tabela periódica sua história, atualidade, leitura, uso e aplicação no cotidiano.
Portanto, não faltem.

FRASE DO DIA

"Não sejais como o cavalo, nem como a mula que não  tem entendimento, cuja a boca precisa de cabresto e freio para que não se cheguem a ti.
O ímpio tem muitas dores, mas àquele que confia no Senhor a misericórdia o cercará."
SALMO 32:9-10

A todos um ótimo dia.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

TABELA PERIÓDICA

Ordem cronológica.

  1. Johann Wolfganf DOBEREINER, químico alemão (1829) - Lei das Tríades que passou a ser chamada de grupos naturais.
  2. Germain Henry Ivanovitch HESS, cientista sueco naturalizado russo (1849) - Publicou em seu manual Fundamentos da Química Pura uma classificação de quatro grupos de elementos (não-metais) com propriedades químicas semelhantes.
  3. Alexander Beguyer de CHANCOURTOIR, químico e geólogo francês (1862) - Parafuso Telúrico.
  4. John Alexander Reina NEWLANDS, químico inglês (1864) - Lei das Oitavas
  5. Julius Lothar MEYER, químico alemão (1866) - Publicou uma tabela na qual os elementos apareciam distribuídos em seis grupos, de acordo com suas valências, ou seja, a fórmula molecular das substâncias simples e compostas que cada elemento era capaz de formar.
  6. Dimitri Ivanovitch MENDELEYEV, químico russo (1868) - Foi o único que procurou relacionar todos os elementos em uma única classificação. Em seu livro Princípios de Química, escreveu: "A massa de uma substância é precisamente a propriedade da qual todas as outras dependem..." e concluiu: "Por isso, é muito natural esperar que exista uma relação entre as propriedades e semelhanças dos elementos, de um lado, e suas massas atômicas, de outro".
MENDELEYEV tornou conhecida sua primeira tabela periódica em 1869.
Em julho de 1871 MENDELEYEV termina seu principal artigo dedicado à "Lei Grandiosa" e que se intitula "A lei periódica dos elementos químicos".
Lei Periódica - Enunciado: As propriedades dos elementos, assim como as fórmulas e propriedades das substâncias simples e compostas que eles formam, são funções periódicas das massas atômicas dos elementos.

FRASE DO DIA

“Para ensinar há uma formalidade a cumprir: Saber”.



De Eça de Queiroz

A TODOS UM ÓTIMO DIA.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

LAMBANÇAS DO ENEM

Mas uma vez o MEC atesta que o ENEM precisa de tempo para ser implantado, entendido os seus objetivos e assim ser aprovado pela sociedade brasileira como o caminho mais curto e mais democrático de acesso ao nível superior.
Que o ENEM é uma das melhores ferramentas para substituir o tradicional vestibular, não há dúvidas. Mas que a Educação brasileira, principalmente a realidade nordestina, precisaria de um tempo para adaptação isso é notório e na minha opinião precisa ser revisto. Digo, desde a capacitação de professores para trabalhar em nossas salas de aula os objetivos do ENEM por disciplinas a partir do fundamental final ao médio. Ainda hoje, é visível em nossas escolas às vesperas do exame professores totalmente fora dos padrões que o exame nacional propõe. De quem é a culpa? Fácil responder que não é dos professores. Que assim como os estudantes, esses os mais prejudicados em todos os sentidos didáticos e pedagógicos, professores sem formação para tal, sem material, sem tempo e sem saída é o reflexo da desorganização do nosso Ministério da Educação e Cultura (MEC) na pessoa de vossa excelência senhor Fernando Haddad e sua acessoria.
O ENEM  foi elaborado à noite e pela manhã apresentado a nossa sociedade brasileira. O resultado está aí, para quem quiser olhar. Desastroso, desde os critérios de avaliação até na aplicação das provas escritas. O que nos leva a refletir, como uma instituição não tem a capacidade de no mínimo realizar o concurso com segurança e isento de quaisquer atos, seja de natureza gráfica ou humana. O que deixa uma lacuna aberta e nos faz pensar: "como está a educação nos povoados, nos lugarejos onde nem a educação tradicional chega?" Imagine um estudante, ter que acessar a internet para reeinvidicar a correção do seu gabarito de forma invertida.
O senhor Ophir Cavalcante, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, orienta os estudantes que se sentirem prejudicados pelo erro de impressão na folha de respostas a procurar o Ministério Público (MP) para relatar o problema. Cavalcante acredita que uma das possibilidades é que o exame seja anulado e aplicado novamente.Muito bem! E sabe o que isso significa, dinheiro da Educação jogado no ralo. Que faz muita falta nos salários dos profissionais da Educação em geral.
Portanto, deixo aqui registrada minha opinião sobre as lambanças do ENEM e aguardo as suas para que possamos abrir um debate de ideias distintas e quem sabe formular uma sugestão para melhorar isso que aí está e enviar ao MEC perdido.

FRASE DO DIA

“Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.”



Tess 5:18.

Um ótimo dia a todos.