quinta-feira, 8 de março de 2012

A MULHER DE TODOS DIAS

Hoje comemora-se o dia internacional da Mulher, 8 de março.
Parabéns a todas as Mulheres, em especial à minha mamãe, que é a razão de minha existência e que tudo que já fiz e realizo nesta passagem na Terra devo a ela. Concordo plenamente com uma data para marcar e chamar a atenção para os desavisados que a Mulher existe. Mas será que após este dia (8/março) só deveremos dá atenção às nossas mulheres no próximo ano, no dia e mês intitulado dia da Mulher?
A minha opinião é que todos os dias é "dia da Mulher", é dia de afeto, carinho, respeito e de presentear. A Mulher de todos os dias é a mesma desta referida data, ou não é? Será que somente ano a pós ano é que percebemos sua existência? Mas uma vez a minha opinião - Não!
Portanto, dentre muitas opiniões, deixo aqui  a minha participação e meu abraço a "Mulher de todos os dias" incondicionalmente. Parabéns!

FRASE DO DIA

Vi ontem um bicho na imundice do pátio catando comida entre os detritos.
Quando achava alguma coisa, não examinava nem cheirava:
Engolia com voracidade.
O bicho não era um cão, não era um gato, não era um rato.
O bicho, meu Deus, era um homem.
Manoel Bandeira.

Desejo a todos um ótimo dia.

SURGIMENTO DA QUÍMICA (LEUCIPO DE MILETO E DEMÓCRITO DE ABDERA)

Leucipo de Mileto (nascido em 500 a C.) e seu discípulo Demócrito de Abdera (460 a.C.) são geralmente apresentados juntos porque seus pensamentos constituem uma única doutrina reunida em vários textos conhecidos como a obra da escola de Abdera. Essa obra refere-se ao que chamamos de atomismo.
O átomo (do grego a-tomos, o não divisível, não mais cortável) é para esses filósofos o elemento primordial da Natureza. São indivisíveis, maciços, indestrutíveis, eternos e invisíveis, podendo ser concebidos somente pelo pensamento, nunca percebidos pelos sentidos.
A phýsis (natureza) é composta por um número ilimitado de átomos. Os átomos podem existir de formas variadas e habitam uma outra forma de infinitude: o vazio. Neste, os átomos se agregam, se desagregam, se deslocam, formando os seres que percebemos pelos sentidos (movimento).
Significa dizer que segundo a teoria atomística, só existem átomos e vazio. Significa também que nossos sentidos percebem uma realidade transitória, mutável, mas ilusória, porque mesmo que apreendamos as mutações das coisas, no fundo, os elementos primordiais que constituem essa realidade jamais se alteram.
Assim, a mudança, a mutação, as transformações são explicadas pela agregação ou desagregação de elementos primordiais que somente conseguimos conhecer pelo pensamento. Não se trata de dizer que os sentidos provocam, então, ilusão, mas que o que sabemos pela percepção, por ser transitório, não se refere ao conhecimento, uma vez que o saber estaria em conhecer as formas dos átomos (se quadrada, redonda, triangular, etc.) para se compreender como cada umas destas designam uma qualidade dos objetos que percebemos (como por exemplo, um átomo triangular determinar uma cor ou um sabor).
Foi a partir da releitura desses pensadores que as pesquisas que culminaram com a descoberta do átomo pelos cientistas do século XIX (John Dalton e a seguir os modelos de Rutherford-Bohr) foram iniciadas. Porém, o átomo como nós o concebemos hoje já é subdivido em várias outras partículas como prótons, nêutrons e elétrons. Mas permanece o pensamento original de que a matéria ainda pode ter sua menor partícula indivisível.

Por João Francisco P. Cabral 

Colaborador Brasil Escola 
Graduado em Filosofia pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU 
Mestrando em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

quarta-feira, 7 de março de 2012

Frase do dia

"A escola pública do Maranhão sobrevive da criatividade, dedicação dos professores e da vontade de vencer dos nossos estudantes."


A todos um excelente dia.

segunda-feira, 5 de março de 2012

EXERCÍCIOS DE APRENDIZAGEM I

CENTRO DE ENSINO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE


FÍSICO – QUÍMICA/ PROFESSOR: MÁRCIO COSTA

EXERCÍCIOS DE APRENDIZAGEM I



QUESTÕES



1. Transforme as unidades abaixo em litro (L):

a) 430 mL. d) 75 mL

b) 7632 mL. e) 390 cm3

c) 5000 m3. f) 40 cm3



2. Transforme as unidades abaixo em mililitro (mL):

a) 500 cm3 b) 500 L c) 0,007 L d) 0,089 L

e) 1,6 L f) 1 m3



3. Transforme as unidades abaixo em grama (g):

a) 1,0 kg b) 0,002 kg c) 0,0007 kg d) 4,35 kg



4. Transforme as unidades abaixo em grama (g):

a) 500 g b) 4386 g c) 75 g d) 6 g e) 0,2 g



5. Transforme as unidades abaixo em Kelvin (K):

a) 0 °C b) 27 °C c) 227 °C d) 100 °C



6. Transforme as unidades abaixo em Celsius (°C):

a) 700 K b) 0 K (o zero absoluto) c) 350 K 170 K

Centro de Ensino Estado do Rio Grande do Norte

Aos alunos do Centro de Ensino Estado do Rio Grande Norte.
Desejo a todos um ano letivo de conhecimento, tranquilidade e realizações. A vivência em sala de aula é muito prazerosa quando estamos por um só objetivo que é o ensino - aprendizagem. O ensino da Química torna - se muito interessante quando é contextualizado com o cotidiano do aluno. Dúvidas simples a respeito de fenômenos naturais e causados pelo homem, podem ser explicados com clareza e exemplos. Por exemplo, a Química nos nossos aparelhos de última geração. A nanotecnologia como sinônimo de velocidade. O corpo humano como laboratório.
Portanto, as noções fundamentais para completar o saber já previamente existente em cada aluno, entender a Química como ciência que faz parte de nossas vidas e do Planeta e não como mágica e sim um mundo de transformações contínuas e permanentes. É o que nos espera nessa caminhada.
Sejam bem vindos, com muita saúde e vontade própria para o aprendizado e o conhecimento.