sexta-feira, 19 de novembro de 2010

FÍSICA I: AVALIAÇÃO PRÁTICA - 3º PERÍODO

ESCOLA MILITAR 2 DE JULHO
FÍSICA I/MÁRCIO COSTA
AVALIAÇÃO PRÁTICA – 3º PERÍODO



ROTEIRO DA ATIVIDADE



QUESTÃO 1: MOVIMENTO RETILINEO UNIFORME

Cálculo da velocidade média de um móvel (escolha a critério da equipe) em MRU, considerando: tempo inicial zero segundos; velocidade inicial 0 m/s.



Orientações preliminares:



- Atenção de todos da equipe;

- Adotar um móvel.

- Delimitar o espaço ao qual o móvel deverá percorrer, ou seja, início e fim.

- Desprezar a superfície de contato;

- Desprezar o atrito;

- Usar o cronômetro do aparelho celular;

- Uma trena;

- Realizar as devidas anotações;

- Repetir o experimento no mínimo três vezes, sempre anotando os resultados obtidos e escolher um para concluir a atividade experimental.

- Redigir um relatório padrão.

- Digitar e enviar para os e-mails:

roberto_fcosta@yahoo.com.br; marciorobertofcosta@gmail.com; marciocosta41@hotmail.com



QUESTÃO 2: MOVIMENTO VERTICAL – QUEDA LIVRE

Cálculo da velocidade de queda livre de um corpo (escolha a critério da equipe). Considerando o movimento do mesmo em queda livre. tempo inicial zero segundos; velocidade inicial 0 m/s.



Orientações preliminares:



- Atenção de todos da equipe;

- Adotar um corpo;

- Escolher o local para realização do experimento, ou seja, da queda do corpo;

- Desprezar o atrito do ar;

- Usar o cronômetro do aparelho celular;

- Uma trena;

- Realizar as devidas anotações;

- Repetir o experimento no mínimo três vezes, sempre anotando os resultados obtidos e escolher um para concluir a atividade experimental.

- Redigir um relatório padrão.

- Digitar e enviar para os e-mails:

roberto_fcosta@yahoo.com.br






OBSERVAÇÕES:



1. TODAS ATIVIDADES SERÃO DESENVOLVIDAS NO ESPAÇO FÍSICO DA ESCOLA COM A PRESENÇA DO PROFESSOR RESPONSÁVEL.



2. NÃO SERÃO ACEITOS NENHUMA AVALIAÇÃO FORA DOS PADRÕES, JÁ DEVIDAMENTE CONHECIDOS POR TODOS.



3. A IDENTIFICAÇÃO DO ALUNO, ASSIM COMO: EQUIPE, NÚMERO E SALA A QUAL O MESMO PERTENCE É DE INTEIRA RESPONSABILIDADE DA EQUIPE.



4. SERÁ ATRIBUÍDA NOTA 01 (UM) A:



  •  RELATÓRIO FORA DOS PADRÕES ESPECIFICADOS.
  •  
  •  RELATÓRIO SEM IDENTIFICAÇÃO.
  •  
  •  AO ALUNO QUE NÃO PARTICIPAR DAS ATIVIDADES PROPOSTAS.
  •  
  •  AO ALUNO QUE TUMULTUAR O AMBIENTE DE REALIZAÇÃO DO EXPERIMENTO.
  •  
  •  AOS FALTOSOS SEM JUSTIFICATIVA FAMILIAR (PESSOALMENTE) E OU APRESENTAÇÃO DE ATESTADO MÉDICO DEVIDAMENTE APRESENTADO À DIREÇÃO DESTA ESCOLA E AO PROFESSOR RESPONSÁVEL.

FRASE DO DIA

"O IMPORTANTE É QUE OS ALUNOS REALMENTE COMPREENDAM OS FENÔMENOS CIENTÍFICOS, EM VEZ DE SÓ SABER COMO SE CHAMAM."
BIÓLOGA ARGENTINA MELINA FURMAN.
Doutora em Educação e Ciências pela Universidade de Columbia, nos Estados Unidos.

Tenham todos um ótimo dia.

O PERFIL DO PROFESSOR IDEAL

Para produzir os Referênciais para o Exame Nacional de Ingresso na Carreira Docente, o Ministério da Educação (MEC) compilou pesquisas de padrões docentes em sete países. Chegou a uma lista com 20 características do perfil do professor ideal.
O PERFIL DO DOCENTE IDEAL

01. Domina os conteúdos curriculares das disciplinas.
02. Tem consciência das características de desenvolvimento dos alunos.
03. Conhece as didáticas das disciplinas.
04. Domina as diretrizes curriculares das disciplinas.
05. Organiza os objetivos e conteúdos de maneira coerente com o currículo, o desenvolvimento dos estudantes e seu nível de aprendizagem.
06. Seleciona recursos de acordo com os objetivos de aprendizagem.
07. Escolhe estratégias de avaliação coerentes com os objetivos de aprendizagem.
08. Estabelece um clima favorável para a aprendizagem.
09. Manifesta altas expectativas em relação às possibilidades de aprendizagem de todos.
10. Institui e mantém normas de convivência em sala.
11. Demonstra e promove atitudes e comportamentos positivos.
12. Comunica-se efetivamente com os pais de alunos.
13. Aplica estratégias de ensino desafiantes.
14. Utiliza métodos e procedimentos que promovem o desenvolvimento do pensamento autônomo.
15. Otimiza o tempo disponível para o ensino.
16. Avalia e monitora a compreesão dos conteúdos.
17. Busca aprimorar seu trabalho constantemente com base na reflexão sistemática, na autoavaliação e no estudo.
18. Trabalha em equipe.
19. Possui informação atualizada sobre as responsabiolidades de sua profissão.
20. Conhece o sistema educacional e as políticas vigentes.
 

VEM AÍ A AVALIAÇÃO DOCENTE

EXAME NACIONAL DE INGRESSO NA CARREIRA DOCENTE

Previsto para ser aplicado a partir de 2011, o mesmo vai medir os conhecimentos dos que querem se dedicar ao Magistério. Municípios e Estados podem aderir à iniciativa, considerando-a um componente da nota dos concursos ou mesmo substituta dela.
A ideia é interessante. No início da docência, a avaliação é fundamental para verificar se o candidato cumpre os requisitos de entrada na profissão. Durante a carreira, ajuda a indicar o que está bom e, principalmente, o que deve ser aperfeiçoado. Há também uma preocupação com os educadores que se saem mal e os com performances excelentes. Comecemos pelos que menos se destacam. A constatação óbvia - a de que esses profissionais precisam de ajuda para evoluir - não tem sido acompanhada de atitudes práticas nessa direção. Muitas vezes, se diz que o ideal seria eliminar os piores automaticamente, mas isso está mais para uma medida estrema, não deve ser a primeira atitude. Nesse ponto, fica claro que a boa avaliação docente precisa caminhar de braços dados com a estruturação de um plano de carreira no magistério.
No Brasil, a progressão é burocrática, derivada quase que exclusivamente do tempo de serviço ou da titulação - e, pior, estimula a fuga da sala de aula. Para muitos, virar coordenador ou diretor é o único caminho para um salário mais alto. Incentivar professores a assumir responsabilidades nas escolas é uma saída que deu certo em Cingapura, na Inglaterra e em estados brasileiros, como o Ceará, onde docentes de destaque são convidados a trabalhar como formadores de seus pares em metade da carga horária.
Ao realizar uma sondagem comparativa sobre a avaliação de professores em diversas nações, a uruguaia Denise Vaillant, coordenadora do Programa de Desenvolvimento Profissional Docente na América Latina e Caribe (Preal), conclui que os sistemas de sucesso apostam na combinação de múltiplas estratégias, como a avaliação pelos pares e pelos gestores das escolas e autoavaliação.

TRATAMENTO DA DISLEXIA E TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE-TDAH

Aprovado esta semana, em primeiro turno, pela Assembléia Legislativa o projeto de lei que estabelece medidas para a identificação e Tratamento da Dislexia e Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) nas redes estadual e privada de educação. De autoria do deputado Joaquim Haickel (PMDB), o mesmo tem como objetivo a detecção precoce e acompanhamento dos estudantes com esses distúrbios.
De acordo com o projeto, o Estado garantirá a realização de exames e avaliações neuropsicológicas nos alunos matriculados no 1º ano do ensino fundamental e de quaisquer séries.
O projeto prevê que, no ato da matrícula, pais e alunos deverão ser entrevistados para que a escola tenha maior prossibilidade de identificar precocemente algum transtorno de aprendizagem. Outra medida contida no texto é a forma de avalição do estudante, associando o teste escrito ao oral, e quando necessário utilizar avaliação desses estudantes diferenciada do restante da turma, a longo prazo. O projeto ainda será votado em segundo turno na próxima semana. 

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

ANTIMATÉRIA - IMAGEM DO EQUIPAMENTO USADO NA PESQUISA

ANTIMATÉRIA - SITE DA REVISTA NATURE

SITE DA REVISTA CIENTÍFICA NATURE

ANTIMATÉRIA

Átomos de anti-hidrogênio foram capturados durante 170 milissegundos.
Experimento foi realizado no Centro Europeu de Pesquisas Nucleares.
Do G1, em São Paulo
Cientistas do experimento Alpha, desenvolvido pelo Centro Europeu de Pesquisas Nucleares (Cern, na sigla em inglês), conseguiram capturar pela primeira vez 38 átomos de anti-hidrogênio, a antimatéria equivalente ao hidrogênio convencional. O material foi armazenado por apenas 170 milissegundos - aproximadamente um sexto de segundo. A informação está no site da revista científica Nature (em inglês).

Os átomos de anti-hidrogênio foram produzidos no vácuo, mas cercados por matéria comum. Ao entrar em contato, antimatéria e matéria se anulam, com as antipartículas sendo desintegradas.

Agora os físicos do Cern desenvolveram uma armadilha magnética para "segurar" a antimatéria por um tempo ínfimo, mas suficiente para que os especialistas pudessem estudá-la. O objetivo é saber se as antipartículas são suscetíveis às mesmas forças eletromagnéticas que influenciam partículas comuns como prótons e elétrons.

A antimatéria é um dos principais mistérios da ciência. É idêntica à matéria comum, mas as partículas que a compõem têm cargas elétricas opostas. Como exemplo, a antipartícula equivalente ao elétron é o pósitron, que tem carga positiva.

O anti-hidrogênio é formado por um antipróton, com carga negativa, e um pósitron. Já havia sido criado artificialmente em 1995 no Cern, porém os estudiosos nunca conseguiram deter os átomos por muito tempo. Ao entrarem em contato com a matéria comum, acabam gerando radiação ou se transformando em outras partículas.

Técnicas de criação de anti-hidrogênio - outra foi desenvolvida em outro experimento do Cern chamado Asacusa - servem aos cientistas para testar o que é previsto pelo modelo padrão de partículas elementares.

FRASE DO DIA

“Quem comete um erro e não o corrige comete mais um erro. E ainda outro se o justifica”.

De Confúcio.
 
UM ÓTIMO DIA A TODOS.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

NOSSOS MOMENTOS DE ATIVIDADE - LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA


1 º ANO-B

1 º ANO-B


1 º ANO-B


1 º ANO-B




NOSSOS MOMENTOS DE ATIVIDADE - LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA


1 º ano-A

1 º ano-A










1ano-A
1 º ano-A

NOSSOS MOMENTOS DE ATIVIDADE - LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA


1 º ano-A

1 º ANO-C

1 º ANO-C



1 º ano-A





1 º ano-A





1 º ANO-C









FRASE DO DIA

DEUS tenha misericórdia de nós e nos abençoe; e faça resplandecer o seu rosto sobre nós. Para que se conheça na Terra o teu caminho, e entre todas as nações a tua salvação.
SALMO 67: 1-2

A todos um ótimo dia.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Atendendo a uma sugestão do Leandro

Segue abaixo, subtemas relacionados ao estudo da tabela periódica.

  • Tabela Periódica e Alimentação.
  • Tabela Periódica e Metais Pesados em: Água, rios, lagos, oceanos e mananciais.
  • Tabela Periódica e Fogos de Artifícios.
  • Tabela Periódica e Aparelhos Celulares.
  • Tabela Periódica e Uso em Eletroeletrônicos.

Entre tantas outras aplicações, depende da ideia de cada grupo e também a busca pela informação sobre o subtema escolhido. O trabalho de escolha do subtema, da pesquisa, da organização do stand para realização da amostra é de inteira responsabilidade dos grupos.
Lembrando que a está atividade vale nota referente ao 3º período na disciplina química.
Um abraço!

Aos alunos do 1º ano da Escola Militar 2 de Julho

Prezados alunos, bom dia!



Hoje será mais uma tarde de reunião dos grupos para acertar, pesquisar, tirar dúvidas e rever assuntos relacionados ao tema central de nosso trabalho “Tabela Periódica”.
Portanto, estamos, a partir de hoje, a exatamente quinze dias da data prevista para apresentação dos trabalhos. E não será aceito quaisquer tipos de justificativas, por exemplo, por falta de recurso para pesquisa e orientação. Pois o laboratório de nossa escola estará mais uma vez disponível em nossos, respectivos horários, para as atividades estabelecidas.
Mãos a obra e até daqui a pouco. Um abraço a todos.

FRASE DO DIA

Saber falar.


“Todos querem falar dar o seu recado, mas poucos têm coisas importantes a dizer, porque poucos são capazes de fazer silêncio, escutar, parar para pensar e refletir”.

A TODOS UM ÓTIMO DIA.

TABELA PRERIÓDICA E A ALIMENTAÇÃO

O funcionamento do corpo humano consiste em uma série de reações químicas, executadas pelos órgãos internos. Nesse processo, os alimentos fornecem a energia responsável pela atividade das moléculas, formadas por elementos químicos presentes no emaranhado de números e siglas da tabela periódica.

Quando se fala em metais necessários para uma vida saudável, todos pensam imediatamente em ferro. Alguns, mais antenados com a nutrição ortomolecular, em zinco e selênio. A maioria desconhece que, entre as 116 substâncias da tabela periódica, 14 são essenciais para o equilíbrio nutricional. O cálcio, por exemplo, é vital para a formação dos ossos; já o sódio, elemento principal do sal de cozinha, pode trazer danos ao coração se consumido em excesso. Outros são pouco conhecidos e têm nomes estranhos. É o caso do molibidênio, presente em pequena quantidade no organismo e rapidamente absorvido no estômago e intestino delgado. Onde encontrá-lo? Nas ervilhas.

Os 14 metais importantes para o ser humano são conhecidos popularmente como sais minerais e estão presentes nos alimentos. Quem não come bem, seja por não ter acesso aos alimentos ou por uma opção dietética, precisa de suplementação.

Químicos, médicos e nutricionistas explicam melhor.
Veja abaixo alguns desses elementos químicos:
Iodo



Metal do grupo 7 e número atômico 53, cuja função fisiológica é a de garantir o funcionamento da tireóide, a glândula vital do corpo humano. A deficiência leva ao hipotireoidismo. Mas o uso excessivo também é prejudicial especialmente para grávidas, pois o feto pode apresentar retardo mental. Em contato com a pele, prejudica o funcionamento da tireóide. O iodo é encontrado em quantidades variáveis nos alimentos e na água de beber. Os frutos do mar, tais como moluscos, lagostas, ostras, sardinhas e outros peixes de água salgada são ricos em iodo. A quantidade ideal para um adulto é o consumo de 5g de sal por dia. Hipertensos precisam de orientação médica para colocá-lo no cardápio.

Sódio


Elemento químico de número atômico 11, do grupo 1, tem um papel fundamental no metabolismo celular como, por exemplo, na transmissão do impulso nervoso. Participa também nos processos de contrações musculares e na absorção de nutrientes pelas células. A carência _ extremamente rara _ causa anorexia, náuseas, depressão, tonturas, dores de cabeça, dificuldade de memorização, fraqueza muscular e perda de peso. O excesso é bem mais prejudicial. Uma maior incidência da hipertensão na atualidade é atribuída ao consumo exagerado de sal na alimentação, em especial no mercado de fast food e alimentos industrializados. Para se ter uma noção, um tablete de caldo de carne já supre a necessidade diária de uma adulto, de apenas 1,5g.

Magnésio


De número atômico 12, este metal pertence ao grupo 2. Pesquisas revelam que o mineral apresenta um papel importante na performance em esportes de resistência. Ele está presente principalmente nos músculos e ossos, para ajudar na contração muscular e metabolismo energético. Também combate o estresse e os sintomas da tensão pré-menstrual. Na alimentação, é encontrado na banana, cereais integrais, semente de girassol, maçã, lentilha, tofu, limão, mel e atum. A deficiência é rara, mas é preciso prestar atenção em distúrbios que aumentam o risco de deficiência de magnésio, como a doença celíaca e a de Crohn, má absorção alimentar e alcoolismo crônico. Quem tem deficiência de magnésio deve consumir diariamente uma xícara e meia de chá com sementes de abóbora.

Manganês


Quando está em falta no organismo, esse elemento pode provocar baixo crescimento, anormalidades do esqueleto, disfunções reprodutivas, menor tolerância à glicose e alteração no metabolismo dos carboidratos e das gorduras. O metal é do grupo 7 e tem número atômico 25. Também é um excelente antioxidante, presente em cereais integrais, nozes, leguminosas, abacaxi e chás. Homens com mais de 19 anos devem ingerir 2,3mg do mineral diariamente. Já mulheres precisam consumir 1,6mg por dia. Uma colher de sopa de gérmen de trigo contém 2mg.

Zinco


Atua no controle cerebral dos músculos, ajuda na respiração dos tecidos, participa no metabolismo das proteínas e carboidratos. Sua falta provoca a diminuição dos hormônios masculinos e favorece o diabetes. Como atletas perdem zinco pelo suor, eles podem se tornar deficientes desse mineral mais rapidamente. Um dos sinais de deficiência de zinco é o aumento de resfriados. As principais fontes do metal de número atômico 30 do grupo 12 são alimentos ricos em proteínas, como carnes, frango e peixe. Um bife grande de carne bovina supre as necessidades diárias de um adulto.

domingo, 14 de novembro de 2010

FRASE DO DIA

Ora, havia um homem rico, e vestia-se de púrpura e de linho finíssimo, e vivia todos os dias regalada e explendidamente.
Havia também um certo mendigo, chamado Lázaro, que jazia cheio de chagas à porta daquele;
E desejava alimentar-se com as migalhas que caíam da mesa do rico; e os próprios cães vinham lamber-lhe as chagas.
E aconteceu que o mendigo morreu, e foi levado pelos anjos para o seio de Abrãao; e morreu também o rico, e foi sepultado.
E no inferno ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu Abrãao e Lázaro no seio.
E clamando disse: Pai Abrãao, tem misericórdia de mim, e manda a Lázaro, que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama.
Disse, porém, Abrãao: Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e Lázaro somente males; e agora este é consolado e tu atormentado.
LUCAS 16: 19-25

Desejo a todos um ótimo fim de semana.