sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

FRASE DO DIA

"Onde estão os meus numerosos amigos? No fundo lodoso das ilusões perdidas ou demasiado ocupados em escutar o retinir do metal sonante de suas economias? Creia-me, só fazemos numerosos amigos entre os cães que nutrimos com a carne alheia, ou entre os vermes que alimentamos com a nossa própria substância. Os estômagos saciados e os corações arrependidos são irmãos gêmeos".

DE  ALFRED BERNHARD NOBEL, QUÍMICO E INVENTOR SUECO.

Alfred Nobel - E suas Frases

Desdenhava qualquer tipo de honraria ou de publicidade. Quando lhe pediam dados biográficos ou fotos, respondia invariavelmente com a negativa, alegando, por exemplo, que "nestes tempos de publicidade gritante e despudorada, apenas os particularmente dotados para esse gênero de coisas devem permitir que os jornais Ihes publiquem a fotografia".
Escreveu a Bertha: "No dia em que exércitos inimigos possam aniquilar-se em um segundo, todas as nações civilizadas — ao menos é de se esperar — evitarão a guerra e desmobilizarão seus soldados. Por isso, minhas fábricas podem pôr termo à guerra mais rapidamente que seus congressos pela paz".
Em outra carta, lamenta: "Onde estão os meus numerosos amigos? No fundo lodoso das ilusões perdidas ou demasiado ocupados em escutar o retinir do metal sonante de suas economias? Creia-me, só fazemos numerosos amigos entre os cães que nutrimos com a carne alheia, ou entre os vermes que alimentamos com a nossa própria substância. Os estômagos saciados e os corações arrependidos são irmãos gêmeos".

Nobel, o homem que detestava prêmios, deixou seu nome ligado ao prêmio mais prestigiado de todos os tempos.

Alfred Nobel - Biografia

Alfred Bernhard Nobel, químico e inventor sueco, nasceu em 21 de outubro de 1883, na cidade de Estocolmo, Suécia; faleceu em 10 de dezembro de 1896, em San Remo, Itália. Filho de Immanuel Nobel e de Andrietta Ahlsell, seu pai era engenheiro civil, inventor e proprietário de empresa.
Químico autodidata, inventou a dinamite e acumulou uma das maiores fortunas da Suécia com as suas fábricas de armamentos. Mas deixou um prêmio aos que lutam pela paz.
O nascimento do NOBEL da PAZ.
Um belo dia de 1888, Alfred NoIbel acordou e foi ler os jornais. Abriu na página de obituários e encontrou um texto intitulado “O rei da dinamite”. Lá, o jornal afirmava que Alfred Nobel, o “mercador da morte”, o homem que tinha construído uma fortuna explodindo coisas – e pessoas –, estava morto. A notícia não procedia, é claro – Nobel, o milionário sueco de 55 anos, que naquele exato momento lia seu próprio obituário, estava vivíssimo. Ao escrever o texto, um repórter confundiu o nome de Alfred com o de seu irmão Ludwig, esse sim morto no dia anterior.

Mal sabia o anônimo repórter que detonaria, com seu erro, uma longa história de vitórias heróicas, derrotas humilhantes e vice-versa, de injustiças, polêmicas e triunfos. O infeliz obituário levou Nobel, o químico brilhante que inventou a dinamite e enriqueceu com isso, a repensar toda sua vida. Ele não queria entrar para a história com aquela imagem. Em 1895, Nobel terminou seu testamento, no qual detalhava os prêmios internacionais que deveriam ser dados, anualmente, em seu nome. Os vencedores, além de ganhar uma medalha de ouro e um diploma bonito, dividiriam entre si os juros sobre a fortuna que Nobel deixou. Os prêmios seriam dados em cinco categorias: Química, Física, Literatura, Medicina ou Fisiologia e Promoção da Paz. (O de Economia seria criado só em 1968, para comemorar o tricentenário do Banco da Suécia.



quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

PROJETO "PAZ PELA PAZ"

SUBTEMA: A LUZ DA CIÊNCIA PELA BUSCA DA PAZ
ALFRED NOBEL – Um pouco de sua biografia

Químico, sueco, inventor da dinamite, Pacifista autor do Prêmio Nobel da Paz, e que após um erro de um repórter que noticiou sua morte em lugar do seu irmão, Ludwig Nobel, ao trocar o nome. Foi o início do Prêmio Nobel, onde Alfred Nobel passou a repensar toda sua vida. Ele não queria entrar para a história com a imagem do homem que enriqueceu explodindo coisas e pessoas. Foi então, que em 1895, Nobel terminou seu testamento, no qual detalhava os prêmios internacionais que deveriam ser dados, anualmente em seu nome. Os vencedores, além de ganharem uma medalha de ouro e um diploma bonito, dividiriam entre si os juros sobre a fortuna que Nobel deixou. Os prêmios seriam dados em cinco categorias: Química, Física, Literatura, Medicina ou Fisiologia e Promoção da Paz. O de Economia seria criado só em 1968, para comemorar o tricentenário do banco da Suécia.

NOBEL DA PAZ – Fique sabendo

Linus Pauling, o cientista que ganhou o Nobel de Química em 1954 por explicar o mecanismo das ligações entre átomos, virou um pacifista militante após o prêmio e dedicou-se a combater as armas nucleares. Por isso, mereceu um segundo Nobel, da Paz, em 1962.

polonesa Marie Curie, talvez a maior heroína em 100 anos de Nobel. Ela foi a primeira mulher a ganhar o prêmio – em 1903 levou o de Física por pesquisas sobre a radioatividade.

Henry Labouisse completou as conquistas do clã Curie quando ganhou o da Paz em 1965 pelo Fundo de Emergência para Crianças das Nações Unidas.

O Parlamento norueguês, responsável pelo prêmio, esqueceu justamente o homem que melhor personificou o pacifismo nos últimos 100 anos. Mahatma Gandhi foi indicado seguidas vezes e seu nome chegou a ser seriamente considerado. Mas sempre havia membros do comitê alegando que, mais do que um pacifista, esse indiano, que pregava a não-violência para resistir ao colonialismo britânico, era um nacionalista – e que, portanto, ele acabava incitando a violência e a intolerância. Em janeiro de 1948, Gandhi foi assassinado. Vários dos membros noruegueses do comitê do Nobel da Paz defenderam a idéia de que o prêmio deveria ser dado postumamente, mas a Fundação Nobel, na Suécia, vetou a infração às regras. Naquele ano, o comitê anunciou que “não havia nenhum candidato vivo merecedor do prêmio”, frase que geralmente é interpretada como uma premiação simbólica a Gandhi.

Le Duc Tho, governante do miserável Vietnã do Norte, também declinou o prêmio – o da Paz de 1973. Escolhido por ter assinado o tratado que encerrou a Guerra do Vietnã, Le Duc Tho negou-se a receber o prêmio por achar que a paz no país ainda estava longe de ser alcançada.

O sueco Alfred Nobel criou o mais importante prêmio do mundo para não entrar para a história como um assassino.

O vencedor do Nobel leva uma medalha de ouro maciço e um diploma, além da admiração do mundo inteiro

O prêmio é de 10 milhões de coroas suecas – algo como 940 ooo dólares ou 2,4 milhões de reais

A ONU e suas divisões levaram o Nobel da Paz em 1954, 1965, 1981 e 2001

FRASE DO DIA

"A ESPERANÇA NÃO SERVE COMO GUIA, MAS É UMA BOA COMPANHEIRA DE VIAGEM."

DE LORD HALIFAX

UM ÓTIMO DIA A TODOS.

PROJETO "PAZ PELA PAZ"

Turma, bom dia!

Já tenho o pacifista ideal para nossa participação no referido projeto. Aguardem!
Daqui à pouco novidades. Um abraço!!

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

FRASE DO DIA

"Uma vez que estamos livres para escolher nossas ações, estamos livres para escolher as consequências de nossas ações".
De Sterphen R. Covery, autor de Os sete hábitos de pessoas muito eficazes

PROJETO "PAZ PELA PAZ"

Hoje estaremos dando continuidade nos preparativos para nossa participação no projeto "PAZ PELA PAZ", que acontecerá na penúltima semana do corrente mês.
No mais um abraço a todos!

FÍSICA I

Prezados alunos do 1º ano (A, B, C), bom dia!

Como combinado, amanhã (quarta-feira, 12 de janeiro de 2011) estaremos realizando a atividade de Física I (2ª chance) para aqueles que não alcançaram nota igual  ou maior que 7,0 na atividade anterior.
Portanto, recomendo mais empenho para que todos possam realizar uma atividade com consciência e superação.