quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

PROJETO “PAZ PELA PAZ”

É um projeto proposto pela direção de nossa escola para começarmos a escrever uma nova página na história de nossa comunidade estudantil e de todos em geral. A iniciativa veio em boa hora mediante a necessidade de combatermos casos de violência de quaisquer natureza entre todos que fazem parte do Colégio Militar 2 de Julho. O que se pretende de início é envolver todos nesse projeto para que cada um possa vir a ser um multiplicador da PAZ em seu meio de convívio social.

O que se tem vivenciado é a falta dos valores éticos e morais que são características, ao meu vê, que todos precisam ter para boas formas de convivência social, tais como: trabalho, estudo, religião, esporte, política, relações interpessoais, lazer e respeito ao próximo.

Adiantando que como todo projeto de abrangência humana, a sua execução deve ser em longo prazo e periódico. Ou seja, estamos dando o ponta pé inicial agora, em 2010, sendo que o alcance dos objetivos do mesmo está condicionado à sua continuidade.

Portanto, temos que entender, conhecer e buscar informações além fronteiras para que possamos contribuir de forma objetiva e relacionada ao nosso cotidiano de vida regional e local. A direção da escola nos propôs o tema que será trabalhado por nós professores como orientadores e desenvolvido junto ao corpo discente (corpo de alunos). Para isso foram formadas as coordenações para formalizar ações e posteriormente repassar a cada grupo ou sala de alunos.

Em um encontro promovido pela ONU-Unesco, a Conferência Mundial sobre Ciência no Século 21: aprovou a Declaração sobre Ciência e o Uso do Conhecimento Científico. Estabeleceu-se que o dia 10 de novembro de cada ano seria o Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento.

Mas, neste dia especial, é importante que todos renovem a sua vontade de fazer Ciência para a Paz, pois sabemos que o conhecimento científico também tem o seu lado sombrio e terrivelmente destruidor. É importante que se firme a mentalidade do bem e da paz. É importante a nossa contribuição no debate sobre bioética, na busca da paz.

É assim que se constrói a paz. Às vezes com grandes e marcantes acontecimentos e formalidades. Mas, muitas vezes, com pequenas ações, com pequenos gestos. Gestos simples e sinceros, com raízes na alma. Afinal, a simplicidade e a paz encontram-se no mais elevado degrau da sabedoria.

Fonte: Lauro Morhy, professor emérito e ex-reitor da Universidade de Brasília, ex-vice-presidente do CNPq.

FRASE DO DIA

Se alguém roubar algo valioso de você, não fique irritado ou deprimido, e não sinta raiva ou arrependimento. Esqueça a vingança. Mentalmente, ofereça ao ladrão aquilo que ele tenha levado e reze para que sua perseverança sirva para purificar todas as suas falhas passadas. O amor é a única resposta adequada ao ódio.
Extraído do texto "Ciência da Paz" do blog samsara - textos budistas.



Desejo a todos um ótimo dia.

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

FRASE DO DIA

SÓ SE FAZ AQUILO QUE SABE. SÓ SE DÁ AQUILO QUE TEM.

DE HUMBERTO DE MARACANÃ




A TODOS UM ÓTIMO DIA.

terça-feira, 30 de novembro de 2010

FRASE DO DIA

Poucos são aqueles que sabem compreender e perdoar.

É muito difícil perdoar.

Só é capaz de perdoar quem tem muito amor no coração.

Perdão é igual ao amor.

Perdoar é aceitar o outro de volta.

Perdoar é reconquistar o amigo.

Perdoar é trazer o outro e Deus para dentro de mim.

Autor desconhecido.

A TODOS UM ÓTIMO DIA.

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

FRASE DO DIA

“O tribunal mais rigoroso do mundo é o da consciência”.



De Miramez.


A TODOS UM BOM DIA.