terça-feira, 26 de abril de 2011

FRASE DO DIA

CONSERVAI-VOS A VÓS MESMOS NO AMOR DE DEUS, ESPERANDO A MISERICÓRDIA DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO PARA A VIDA ETERNA.
E APIEDAI-VOS DE ALGUNS, USANDO DE DISCERNIMENTO.

EPÍSTOLA UNIVERSAL DE JUDAS; 21 - 22.





Desejo a todos um excelente dia.

SEJAM BEM VINDOS!

Em especial aos estudantes da Escola Militar 2 de Julho.
Mais um ano letivo está em andamento e como sempre gosto de externar a minha receptividade aos meus novos e veteranos estudantes desta escola. Espero cumprir com minha obrigação e dever de propor momentos de estudo, orientação e carinho a todos. Contribuindo assim para ajudar na formação e direcionamento de cidadãos livres, conscientes, inteligentes e sabedores de seu dever. Este blog, é um espaço para externarmos nosso aprendizado e socializar nossas ideias. Aqui a liberdade de expressão, ideias, criticas serão dentro dos padrões normais de comunicação serão respeitados.
Portanto, quero mais uma vez desejar a todos sucesso, energia para estudar e que cada um possa usar a Educação como único instrumento de progresso e bem estar social. Um abraço a todos.

QUÍMICA ORGÂNICA E NOSSA VIDA. QUAL SUA RELAÇÃO?

O princípio do domínio da química é o do domínio do fogo (que para alguns antropólogos coincide com o princípio do homem moderno). Há indícios de que faz mais de 500.000 anos, em tempos do Homo erectus, algumas tribos conseguiram este sucesso que ainda hoje é uma das tecnologias mais importantes. Não só dava luz e calor na noite, como ajudava a proteger-se contra os animais selvagens. Também permitia a preparação de comida. Esta continha menos microorganismos patogênicos e era mais facilmente digerida. Assim, baixava-se a mortalidade e melhoravam as condições gerais de vida. Desde este momento teve uma relação intensa entre as cozinhas e os primeiros laboratórios químicos.

dos compostos químicos que hoje são estudados pela Química Orgânica sempre estiveram presentes na história da humanidade: a queima da madeira já era feita pelo homem pré – histórico; antes de Cristo, a humanidade já produzia bebidas alcoólicas, vinagre, corantes, vestuário, ferramentas diversas etc.; os alquimistas do século XVI, na tentativa de descobrir o elixir da longa vida, obtiveram muitos extratos vegetais. A partir dessa época foram sendo aperfeiçoadas técnicas de extração de compostos já prontos de animais e vegetais.

Nos dias atuais, temos compostos muito comuns e importantes na nossa vida. Tais como: o álcool comum (C2H6O) existe em bebidas e é muito usado na indústria como combustível para automóveis; o vinagre (C2H4O2) habitual em nossas refeições; o açúcar comum (C12H22O11) é um alimento importante; a gasolina (C8H18) é um dos combustíveis de maior uso no mundo atual; e assim por diante.

Com fórmulas mais complexas, poderíamos citar as proteínas, as vitaminas, os hormônios, os medicamentos etc.

Novos compostos têm sido criados, quase que diariamente, por meio do intenso trabalho de pesquisa que hoje se desenvolve na área da Química Orgânica visando o bem estar e conforto do homem.

É relevante notar que o século XIX foi muito importante para o desenvolvimento da Química Orgânica. De fato, a união dos trabalhos de laboratórios com as ideias teóricas a respeito da constituição da matéria conseguiu tirar a Química de uma situação de empirismo (isto é, sem princípios racionais) para uma posição mais racional, com metodologias bem definidas de trabalho.

Contudo, quero deixar claro a meu público, em especial aos meus maravilhosos estudantes da Escola Militar 2 de Julho, que o esse texto não tradução tudo que a Química Orgânica nos proporciona desde o surgimento do planeta Terra e sua evolução. Mas sim uma prévia informação de que precisamos perceber que vivemos de forma direta e indireta com a Química Orgânica. No mais proponho a todos que procurem expandir seus conhecimentos e enriquecer nosso blog (lugar de troca de ideias e exposição de nossos conhecimentos adquiridos).