quinta-feira, 4 de abril de 2013

Aula de Laboratório II

Colégio Militar 02 de Julho.



A atenção indispensável dos alunos às informações do coordenador  Moisés Rocha.



1.      Título: MEDIDAS E MANUSEIO COM RECIPIENTES                 VOLUMÉTRICOS
2.      Objetivo: No final desta experiência o aluno deverá: 
·         Reconhecer a importância das medidas em química. 
Usar corretamente provetas, pipetas e os diversos tipos de recipientes volumétricos.
3.    Fundamentação Teórica.
O trabalho realizado em um laboratório de Química tem como requisitos o conhecimento de materiais e vidrarias de uso cotidiano. A identificação da vidraria e sua aplicação para realizar um experimento são essenciais no desenvolvimento do mesmo.
Entre as constantes medidas que um aluno determina em um laboratório químico, as de volume são de grande importância. Os recipientes volumétricos mais usados são as provetas, pipetas, buretas e balões volumétricos. Todos esses aparelhos são calibrados pelo fabricante a uma temperatura padrão 20° C.
A medida do volume de um líquido é feita comparando – se o nível do mesmo com as linhas de graduações das provetas e balões volumétricos, indicam um determinado volume do líquido que elas contem; já nas buretas e pipetas as linhas de graduações indicam um certo volume que é transferido sob determinadas condições de escoamento.
A leitura do nível para líquidos transparentes deve ser feita na parte inferior do menisco, estando a linha de visão do operador perpendicular à escala graduada o que evita erro de paralaxe.
Portanto, o manuseio e o contato com a técnica devem ser empregados de modo adequado para que não interfiram no resultado de uma experiência.

Abaixo mais alguns registros das atividades de laboratório desenvolvidas pelos alunos do 2º ano do Ensino Médio.