sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Alfred Nobel - Biografia

Alfred Bernhard Nobel, químico e inventor sueco, nasceu em 21 de outubro de 1883, na cidade de Estocolmo, Suécia; faleceu em 10 de dezembro de 1896, em San Remo, Itália. Filho de Immanuel Nobel e de Andrietta Ahlsell, seu pai era engenheiro civil, inventor e proprietário de empresa.
Químico autodidata, inventou a dinamite e acumulou uma das maiores fortunas da Suécia com as suas fábricas de armamentos. Mas deixou um prêmio aos que lutam pela paz.
O nascimento do NOBEL da PAZ.
Um belo dia de 1888, Alfred NoIbel acordou e foi ler os jornais. Abriu na página de obituários e encontrou um texto intitulado “O rei da dinamite”. Lá, o jornal afirmava que Alfred Nobel, o “mercador da morte”, o homem que tinha construído uma fortuna explodindo coisas – e pessoas –, estava morto. A notícia não procedia, é claro – Nobel, o milionário sueco de 55 anos, que naquele exato momento lia seu próprio obituário, estava vivíssimo. Ao escrever o texto, um repórter confundiu o nome de Alfred com o de seu irmão Ludwig, esse sim morto no dia anterior.

Mal sabia o anônimo repórter que detonaria, com seu erro, uma longa história de vitórias heróicas, derrotas humilhantes e vice-versa, de injustiças, polêmicas e triunfos. O infeliz obituário levou Nobel, o químico brilhante que inventou a dinamite e enriqueceu com isso, a repensar toda sua vida. Ele não queria entrar para a história com aquela imagem. Em 1895, Nobel terminou seu testamento, no qual detalhava os prêmios internacionais que deveriam ser dados, anualmente, em seu nome. Os vencedores, além de ganhar uma medalha de ouro e um diploma bonito, dividiriam entre si os juros sobre a fortuna que Nobel deixou. Os prêmios seriam dados em cinco categorias: Química, Física, Literatura, Medicina ou Fisiologia e Promoção da Paz. (O de Economia seria criado só em 1968, para comemorar o tricentenário do Banco da Suécia.



Sem comentários: