quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

PROJETO "PAZ PELA PAZ"

SUBTEMA: A LUZ DA CIÊNCIA PELA BUSCA DA PAZ
ALFRED NOBEL – Um pouco de sua biografia

Químico, sueco, inventor da dinamite, Pacifista autor do Prêmio Nobel da Paz, e que após um erro de um repórter que noticiou sua morte em lugar do seu irmão, Ludwig Nobel, ao trocar o nome. Foi o início do Prêmio Nobel, onde Alfred Nobel passou a repensar toda sua vida. Ele não queria entrar para a história com a imagem do homem que enriqueceu explodindo coisas e pessoas. Foi então, que em 1895, Nobel terminou seu testamento, no qual detalhava os prêmios internacionais que deveriam ser dados, anualmente em seu nome. Os vencedores, além de ganharem uma medalha de ouro e um diploma bonito, dividiriam entre si os juros sobre a fortuna que Nobel deixou. Os prêmios seriam dados em cinco categorias: Química, Física, Literatura, Medicina ou Fisiologia e Promoção da Paz. O de Economia seria criado só em 1968, para comemorar o tricentenário do banco da Suécia.

NOBEL DA PAZ – Fique sabendo

Linus Pauling, o cientista que ganhou o Nobel de Química em 1954 por explicar o mecanismo das ligações entre átomos, virou um pacifista militante após o prêmio e dedicou-se a combater as armas nucleares. Por isso, mereceu um segundo Nobel, da Paz, em 1962.

polonesa Marie Curie, talvez a maior heroína em 100 anos de Nobel. Ela foi a primeira mulher a ganhar o prêmio – em 1903 levou o de Física por pesquisas sobre a radioatividade.

Henry Labouisse completou as conquistas do clã Curie quando ganhou o da Paz em 1965 pelo Fundo de Emergência para Crianças das Nações Unidas.

O Parlamento norueguês, responsável pelo prêmio, esqueceu justamente o homem que melhor personificou o pacifismo nos últimos 100 anos. Mahatma Gandhi foi indicado seguidas vezes e seu nome chegou a ser seriamente considerado. Mas sempre havia membros do comitê alegando que, mais do que um pacifista, esse indiano, que pregava a não-violência para resistir ao colonialismo britânico, era um nacionalista – e que, portanto, ele acabava incitando a violência e a intolerância. Em janeiro de 1948, Gandhi foi assassinado. Vários dos membros noruegueses do comitê do Nobel da Paz defenderam a idéia de que o prêmio deveria ser dado postumamente, mas a Fundação Nobel, na Suécia, vetou a infração às regras. Naquele ano, o comitê anunciou que “não havia nenhum candidato vivo merecedor do prêmio”, frase que geralmente é interpretada como uma premiação simbólica a Gandhi.

Le Duc Tho, governante do miserável Vietnã do Norte, também declinou o prêmio – o da Paz de 1973. Escolhido por ter assinado o tratado que encerrou a Guerra do Vietnã, Le Duc Tho negou-se a receber o prêmio por achar que a paz no país ainda estava longe de ser alcançada.

O sueco Alfred Nobel criou o mais importante prêmio do mundo para não entrar para a história como um assassino.

O vencedor do Nobel leva uma medalha de ouro maciço e um diploma, além da admiração do mundo inteiro

O prêmio é de 10 milhões de coroas suecas – algo como 940 ooo dólares ou 2,4 milhões de reais

A ONU e suas divisões levaram o Nobel da Paz em 1954, 1965, 1981 e 2001

1 comentário:

Michelle Durans disse...

vai ser um ótimo projeto!
precisamos de paz , PAZ PARA TODOS!