sexta-feira, 19 de novembro de 2010

TRATAMENTO DA DISLEXIA E TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE-TDAH

Aprovado esta semana, em primeiro turno, pela Assembléia Legislativa o projeto de lei que estabelece medidas para a identificação e Tratamento da Dislexia e Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) nas redes estadual e privada de educação. De autoria do deputado Joaquim Haickel (PMDB), o mesmo tem como objetivo a detecção precoce e acompanhamento dos estudantes com esses distúrbios.
De acordo com o projeto, o Estado garantirá a realização de exames e avaliações neuropsicológicas nos alunos matriculados no 1º ano do ensino fundamental e de quaisquer séries.
O projeto prevê que, no ato da matrícula, pais e alunos deverão ser entrevistados para que a escola tenha maior prossibilidade de identificar precocemente algum transtorno de aprendizagem. Outra medida contida no texto é a forma de avalição do estudante, associando o teste escrito ao oral, e quando necessário utilizar avaliação desses estudantes diferenciada do restante da turma, a longo prazo. O projeto ainda será votado em segundo turno na próxima semana. 

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