segunda-feira, 8 de novembro de 2010

LAMBANÇAS DO ENEM

Mas uma vez o MEC atesta que o ENEM precisa de tempo para ser implantado, entendido os seus objetivos e assim ser aprovado pela sociedade brasileira como o caminho mais curto e mais democrático de acesso ao nível superior.
Que o ENEM é uma das melhores ferramentas para substituir o tradicional vestibular, não há dúvidas. Mas que a Educação brasileira, principalmente a realidade nordestina, precisaria de um tempo para adaptação isso é notório e na minha opinião precisa ser revisto. Digo, desde a capacitação de professores para trabalhar em nossas salas de aula os objetivos do ENEM por disciplinas a partir do fundamental final ao médio. Ainda hoje, é visível em nossas escolas às vesperas do exame professores totalmente fora dos padrões que o exame nacional propõe. De quem é a culpa? Fácil responder que não é dos professores. Que assim como os estudantes, esses os mais prejudicados em todos os sentidos didáticos e pedagógicos, professores sem formação para tal, sem material, sem tempo e sem saída é o reflexo da desorganização do nosso Ministério da Educação e Cultura (MEC) na pessoa de vossa excelência senhor Fernando Haddad e sua acessoria.
O ENEM  foi elaborado à noite e pela manhã apresentado a nossa sociedade brasileira. O resultado está aí, para quem quiser olhar. Desastroso, desde os critérios de avaliação até na aplicação das provas escritas. O que nos leva a refletir, como uma instituição não tem a capacidade de no mínimo realizar o concurso com segurança e isento de quaisquer atos, seja de natureza gráfica ou humana. O que deixa uma lacuna aberta e nos faz pensar: "como está a educação nos povoados, nos lugarejos onde nem a educação tradicional chega?" Imagine um estudante, ter que acessar a internet para reeinvidicar a correção do seu gabarito de forma invertida.
O senhor Ophir Cavalcante, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, orienta os estudantes que se sentirem prejudicados pelo erro de impressão na folha de respostas a procurar o Ministério Público (MP) para relatar o problema. Cavalcante acredita que uma das possibilidades é que o exame seja anulado e aplicado novamente.Muito bem! E sabe o que isso significa, dinheiro da Educação jogado no ralo. Que faz muita falta nos salários dos profissionais da Educação em geral.
Portanto, deixo aqui registrada minha opinião sobre as lambanças do ENEM e aguardo as suas para que possamos abrir um debate de ideias distintas e quem sabe formular uma sugestão para melhorar isso que aí está e enviar ao MEC perdido.

4 comentários:

Luciane Oliveira disse...

Concordo plenamente com suas ideiaas..

ameeeii o blog..

bjiiinhos

Thonny Yuri,Janio e Renatta. disse...

o blog é o maior barato pois ajuda os alunos a resolver questoes que ficam pendentes em sala de aula.
Por isso acho que foi um meio de ajudar
os alunos.
Mais uma dica que eu deixo é que o blog deveria ter maior divulgação entre outros alunos da rede escolar...

ISABELLY, IURY, YURI E PATRICIA disse...

AMAMOS O BLOG,POIS INCENTIVA OS ALUNOS A ESTUDAREM MAIS!!!!

airton e filipos disse...

que aula mas legal
adoro quimica