quinta-feira, 11 de novembro de 2010

A DISCIPLINA

Caros amigos (as), hoje trago a vocês um texto de autoria do senhor
José Carlos Sousa Silva (Advogado; jornalista e professor universitário), intitulado A Disciplina. O objetivo é propor aos nossos leitores uma reflexão abrangente a cerca dos motivos a tanta desordem, desrespeito e indisciplina de toda a nossa sociedade.
Portanto, leiam comentem e vamos encarar com sugestões e propostas para, não acabar, mas começar a mudar esse quadro triste e silencioso a que infelizemente, caminha nossa sociedade. Segue a baixo o referido texto.
Em 1997, estive no Japão. Vi, de perto, a cultura de seu povo e a organização do seu governo.
Chamou-me a atenção a disciplina entre os japoneses. Primam pela ordem no lar, no trabalho e no lazer. Compõem uma estrutura social exemplar. Tem no trabalho a legítima fonte para alcançar a estabilidade financeira. São realmente educados.
Pude ver o valor que é dado ao professor. Este é considerado, pelo povo, o mais importante dos profissionais. Aí começa o sucesso de milhões de japoneses no exercício das demais outras profissões e no trabalho em geral.
Não resta dúvida de que a base do que é de melhor numa estrutura social é feita com o valor que é dado ao professor. Este é, sem dúvida, o construtor do saber. É quem indica o caminho melhor para o encontro do conhecer mais e mais.
Enfim, vale muito mais ser do que simplesmente ter. Ser, então, culto, capaz, pois sabendo utilizar o conhecimento na construção do bem só terá muitas vantagens e entre estas inclusive as de ter algo que lhe garanta também a estabilidade financeira.
Os jovens brasileiros precisam acreditar em si próprios e nas boas ações e omissões na construção de um melhor futuro. Para isso, devem eleger o livro como em excelente caminho para encontrar o sucesso. Nesse caminho haverá luz que os conduzirá ao trabalho e neste obterão resultados benéficos.
Não devem mergulhar na inércia, na omissão diante do dever. Não devem também afastar-se da cordialidade, da solidariedade, da fraternidade, da gentileza, da cortesia, pois aqui está a concretização do bem. Devem, portanto, ficar sempre distante do mal e dos maus. Estes não lhes querem o bem.
Os jovens têm muito espaço no tempo. Só essa realidade já lhes apresenta como um convite para a construção do melhor na vida.
No Brasil, os considerados intelectuais estão em silêncio diante da desorganização, da indisciplina generalizada. Permitem assim a inversão de valores. Há cargos e funções ocupados por despreparados, por prepotentes, autoritários, arrogantes, vaidosos, corruptos, imbecis completamente e que assim só vêem o caminho para o enriquecimento fácil, destruindo valores, e princípios tão importantes, imprescindíveis na garantia da disciplina e da ordem social.
No Brasil, hoje, não há disciplina. Esta não existe no lar, na escola, no trabalho, na rua, na praça, no campo nem nas estradas. Assim, estamos vendo a desigualdade material, substantiva e formal crescendo a todo instante em nosso país.
Para Rousseau “o homem é naturalmente bom, nasceu bom e livre, mas sua maldade ou sua deterioração adveio com a sociedade que em sua pretensa organização, não só permitiu, mas impôs a servidão, a escravidão, a tirania e inúmeras leis privilegiando uma classe dominante em detrimento da grande maioria, instaurando a desigualdade em todos os segmentos da sociedade humana”.
O povo brasileiro precisa urgentemente refletir sobre valores e princípios, com os quais poderá se quiser impor a disciplina e a ordem necessária para a construção de uma estrutura social sob o comando só de pessoas dignas, merecedoras do respeito e da confiança de todos.
O povo tem o dever de saber escolher os seus representantes e estes, por sua vez, tem o dever também de dignificar, sempre, o exercício dos poderes que lhes forem outorgados.

1 comentário:

Menezes 1ºc disse...

ta faltando mais informação professor e cd os trabalhos que o senhor falou qu ia postar ???
as questõe de fisica??