quinta-feira, 23 de maio de 2013

Aula de Laboratório


COLÉGIO MILITAR 2 DE JULHO
FÍSICO – QUÍMICA
Prof. MÁRCIO COSTA
Aula de Laboratório

1. Título: Titulação ácido - base

2. Objetivo: Determinar experimentalmente a concentração de uma solução de ácido ou de base.

3. Fundamentação teórica:

A titulação é uma operação analítica utilizada em análise volumétrica com o objetivo de determinar a concentração de soluções.
Nesta análise, fazemos reagir um volume conhecido da solução – problema com uma solução padrão conveniente, e determinarmos com o maior rigor possível o volume desta solução, que deve ser exatamente o necessário para reagir com o volume conhecido da solução – problema.
Solução - problema:
V = volume escolhido (e, portanto, conhecido);
[   ] = concentração desconhecida; n = número de mols desconhecido.
Solução padrão:
V = volume gasto na reação com o volume escolhido da solução – problema;
[   ] = concentração conhecida;
n = número de mols conhecido.
A titulação envolve fundamentalmente dois aparelhos: a bureta e o erlenmeyer.
O titulante, solução de concentração molar conhecida, é colocado na bureta; no erlenmeyer irá a solução com concentração molar a ser determinada.
Após a reação, determinamos o número de mols de soluto na solução padrão e, a partir dos coeficientes da equação química balanceada, o número de mols de soluto na solução – problema. Obtemos, desse modo, a concentração da solução – problema.
O princípio geral da titulação consiste na adição do titulante ao erlenmeyer até o momento exato em que a reação se completa. Nesse instante, chamado ponto de equivalência, fecha – se a torneira da bureta e atinge – se o ponto final da titulação. O ponto de equivalência é observado pela mudança de cor de uma substância especial (indicador).

4. Materiais e reagentes:

5. Procedimento experimental:

1. Preparar 250 mL de solução de hidróxido de sódio (NaOH) a 1,0 M.
2. Preparar 250 mL solução de ácido clorídrico HCl a 1%.
3. Medir 10 mL(alíquota) da solução de HCl, transferir para um erlenmeyer (com o auxílio de um pipeta e pipetador).
4. Colocar duas ou até quatro gotas de indicador.
5. Colocar a solução titulante NaOH na bureta até a marca zero (com o auxílio de um pipeta e pipetador).
6. Gotejar o titulante no erlenmeyer, até o instante em que o ácido clorídrico (HCl) for neutralizado (ponto de equivalência), o indicador mudará sua coloração, passando de incolor a róseo - avermelhada. A esse instante chamamos de ponto de viragem do indicador. Nesse momento, a torneira da bureta deverá ser fechada.


6. Resultados e discussão:




7. Conclusão:
As atividades práticas geralmente já nos colocam de frente com a realidade. E esse, é um diferencial importante no aprendizado. Pois coloca o aluno em condições de ajustar a teoria com a prática.
Em nosso caso, Físico - Química, em que trabalhamos com variadas fórmulas químicas e até, na maioria das vezes, de difícil entendimento, a aula de laboratório devidamente aplicada nos facilita consideravelmente na aprendizagem.
Portanto, é uma atividade que a atenção e concentração são indispensáveis para concluir o ensinado na teoria. Assim como, as anotações também são indispensáveis para organizar as ideias no relatório.

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