COLÉGIO MILITAR 2 DE JULHO
FÍSICO – QUÍMICA
Prof. MÁRCIO COSTA
Aula de Laboratório
1.
Título: Titulação ácido - base
2.
Objetivo: Determinar experimentalmente a concentração de uma solução de ácido
ou de base.
3.
Fundamentação teórica:
A titulação é uma operação analítica utilizada em análise volumétrica com o
objetivo de determinar a concentração de soluções.
Nesta análise, fazemos
reagir um volume conhecido da solução – problema com uma solução padrão
conveniente, e determinarmos com o maior rigor possível o volume desta solução,
que deve ser exatamente o necessário para reagir com o volume conhecido da
solução – problema.
Solução - problema:
V = volume escolhido (e,
portanto, conhecido);
[ ] = concentração desconhecida; n = número de
mols desconhecido.
Solução padrão:
V = volume gasto na reação
com o volume escolhido da solução – problema;
[ ] = concentração conhecida;
n = número de mols
conhecido.
A titulação envolve
fundamentalmente dois aparelhos: a bureta e o erlenmeyer.
O titulante, solução de
concentração molar conhecida, é colocado na bureta; no erlenmeyer irá a solução
com concentração molar a ser determinada.
Após a reação, determinamos
o número de mols de soluto na solução padrão e, a partir dos coeficientes da
equação química balanceada, o número de mols de soluto na solução – problema.
Obtemos, desse modo, a concentração da solução – problema.
O princípio geral da
titulação consiste na adição do titulante ao erlenmeyer até o momento exato em
que a reação se completa. Nesse instante, chamado ponto de equivalência, fecha
– se a torneira da bureta e atinge – se o ponto final da titulação. O ponto de
equivalência é observado pela mudança de cor de uma substância especial
(indicador).
4.
Materiais e reagentes:
5.
Procedimento experimental:
1. Preparar 250 mL de
solução de hidróxido de sódio (NaOH) a 1,0 M.
2. Preparar 250 mL solução
de ácido clorídrico HCl a 1%.
3. Medir 10 mL(alíquota) da
solução de HCl, transferir para um erlenmeyer (com o auxílio de um pipeta e pipetador).
4. Colocar duas ou até quatro gotas de indicador.
5. Colocar a solução titulante NaOH na bureta até a
marca zero (com o auxílio de um pipeta e pipetador).
6. Gotejar o titulante no erlenmeyer, até o instante
em que o ácido clorídrico (HCl) for neutralizado (ponto de equivalência), o
indicador mudará sua coloração, passando de incolor a róseo - avermelhada. A
esse instante chamamos de ponto de viragem do indicador. Nesse momento, a
torneira da bureta deverá ser fechada.
6.
Resultados e discussão:
7.
Conclusão:
As atividades práticas
geralmente já nos colocam de frente com a realidade. E esse, é um diferencial
importante no aprendizado. Pois coloca o aluno em condições de ajustar a teoria
com a prática.
Em nosso caso, Físico -
Química, em que trabalhamos com variadas fórmulas químicas e até, na maioria
das vezes, de difícil entendimento, a aula de laboratório devidamente aplicada
nos facilita consideravelmente na aprendizagem.
Portanto, é uma atividade
que a atenção e concentração são indispensáveis para concluir o ensinado na
teoria. Assim como, as anotações também são indispensáveis para organizar as
ideias no relatório.
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