terça-feira, 26 de abril de 2011

QUÍMICA ORGÂNICA E NOSSA VIDA. QUAL SUA RELAÇÃO?

O princípio do domínio da química é o do domínio do fogo (que para alguns antropólogos coincide com o princípio do homem moderno). Há indícios de que faz mais de 500.000 anos, em tempos do Homo erectus, algumas tribos conseguiram este sucesso que ainda hoje é uma das tecnologias mais importantes. Não só dava luz e calor na noite, como ajudava a proteger-se contra os animais selvagens. Também permitia a preparação de comida. Esta continha menos microorganismos patogênicos e era mais facilmente digerida. Assim, baixava-se a mortalidade e melhoravam as condições gerais de vida. Desde este momento teve uma relação intensa entre as cozinhas e os primeiros laboratórios químicos.

dos compostos químicos que hoje são estudados pela Química Orgânica sempre estiveram presentes na história da humanidade: a queima da madeira já era feita pelo homem pré – histórico; antes de Cristo, a humanidade já produzia bebidas alcoólicas, vinagre, corantes, vestuário, ferramentas diversas etc.; os alquimistas do século XVI, na tentativa de descobrir o elixir da longa vida, obtiveram muitos extratos vegetais. A partir dessa época foram sendo aperfeiçoadas técnicas de extração de compostos já prontos de animais e vegetais.

Nos dias atuais, temos compostos muito comuns e importantes na nossa vida. Tais como: o álcool comum (C2H6O) existe em bebidas e é muito usado na indústria como combustível para automóveis; o vinagre (C2H4O2) habitual em nossas refeições; o açúcar comum (C12H22O11) é um alimento importante; a gasolina (C8H18) é um dos combustíveis de maior uso no mundo atual; e assim por diante.

Com fórmulas mais complexas, poderíamos citar as proteínas, as vitaminas, os hormônios, os medicamentos etc.

Novos compostos têm sido criados, quase que diariamente, por meio do intenso trabalho de pesquisa que hoje se desenvolve na área da Química Orgânica visando o bem estar e conforto do homem.

É relevante notar que o século XIX foi muito importante para o desenvolvimento da Química Orgânica. De fato, a união dos trabalhos de laboratórios com as ideias teóricas a respeito da constituição da matéria conseguiu tirar a Química de uma situação de empirismo (isto é, sem princípios racionais) para uma posição mais racional, com metodologias bem definidas de trabalho.

Contudo, quero deixar claro a meu público, em especial aos meus maravilhosos estudantes da Escola Militar 2 de Julho, que o esse texto não tradução tudo que a Química Orgânica nos proporciona desde o surgimento do planeta Terra e sua evolução. Mas sim uma prévia informação de que precisamos perceber que vivemos de forma direta e indireta com a Química Orgânica. No mais proponho a todos que procurem expandir seus conhecimentos e enriquecer nosso blog (lugar de troca de ideias e exposição de nossos conhecimentos adquiridos).

8 comentários:

Anónimo disse...

Na minha concepção com relação no texto a química esta presente desde a nossa própria formação até os dias atuais .Dela dependemos sem ela não existiríamos, pois ela nos dá vida (Oxigênio),e desde o surgimento do homem vem nos auxiliando em tudo. O homem com sua sabedoria a cada dia vem explorando-a e descobrindo novas aplicações, obtendo novas formas de nos dar conforto e melhorando nossas vidas !A química orgânica está presente em tudo ao nosso redor e claro que de uma forma ou de outra ela contribui direto ou indireto em nossas vidas!!Valeu!!!
KLECYNAYRA 3ºB

Alexandre disse...

valeu professor gostei desse assunto.flw

camila lima 3ºB disse...

a teoria sobre a origem e evoluçao da quimica organica nos ajuda a entender melhor a ideia dessa materia

JOSIEL 3ºB (O MELHOR 3ªº DO CMCB) disse...

Professor, o senhor foi muito feliz em relatar nesse artigo a importância da química, desde os primórdios - desde a catalogada pré-história, na luta pelo fogo; assim com o renascimento intelectual e o leque de informações proposta pela nova ciência (antes impedida de avançar pela igreja dogmática) a química como ciência natural, proporciona o estudo das coisas exteriores ao homem; assim se torna uma ciência de forte impacto na nossa vida! Acredito, que o estudo da Química orgânica vai nos proporcionar uma gama de imformações, no que se refere ao uso da mesma no cotidiano. Porém, acredito que o grande desafio da ciência e quimica e suas complexidades; é conciliar DESENVOLVIMENTO - CAPITALISMO - CIÊNCIA - MEIO AMBIENTE, já que está está presente em tudo que está ao nosso redor.

Esse artigo que foi publicado foi muito bom!!!

joel 3°c padrão disse...

Sei duvidas a química esta em nossas vidas! È impossível vivermos com a falta de certos privilégios que a química nos proporcionou!!! gostei muito professor valeu !!

Marille do Carmo - 3ºB disse...

A colocação que o professor faz relata como a química é essencial na nossa vida, desde os primórdios da humanidade (descoberta do fogo ) até os dias de hoje, e podemos observar que ao estudar a química podemos entender também a evolução do homem e os conflitos que os grandes cientistas enfrentaram, como por exemplo, contra a igreja católica. O estudo da química orgânica neste ano irá nos proporcionar muitos conhecimentos , pois a química está presente na nossa vida em todo o tempo.

Nos últimos 200 anos o Homem tem experimentado um gigantesco avanço tecnológico que o livrou da morte prematura, deu-lhe mais conforto e menor esforço físico. Sua vida pode dedicar-se mais ao lazer e o mundo tornou-se pequeno pela velocidade das comunicações e transportes. Estas transformações devem-se, em muito, ao uso de combustíveis que lhe fornecem a energia necessária ao trabalho.O motor substituiu o músculo, liberando a mente. Então devemos agradecer a química orgânica por esse bem que nos foi dado pois este combustível foi formado pela vida orgânica das eras passadas do planeta.

Obrigado pelas informações.

claudio suamy 3ºano B (DinhoDúhCarmo) disse...

valeu professor marcio pois de uma maneira fácil e objetiva o senhor nos informar sobre o mundo da química, como ela esta presente no nosso dia-a-diacomo ela é tão importante e faz parte de nossas vidas, muito mais do que possamos imaginar.
Obrigado pela maneira que o senhor vem nos passar conhecimento !

Anónimo disse...

A química ela é extremamente importante em nossa vida. Pois ela esta presente no nosso dia-a-dia, no nascimento, nos alimentos, no ar, na água, na terra, no fogo e em todas as tranformacões ocorrentes no universo. Adriana 3b