terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

PLANO DE TRABALHO/2014

Introdução
Como em todo os dezenove anos de sala de aula o cuidado principal é a dinâmica nas aulas. Já que uma grande parte de nossos estudantes ainda tem a Química como difícil de entender e compreender. A começar pela tabela periódica, fórmulas, reações químicas, nomes “complicados” e de muitas regras e normas aprovadas pela União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC).
Então, o meu desafio é, em cada ano letivo, mostrar que nós seres humanos somos Química, ou seja, do instante da geração de nossas vidas estamos em constantes processos naturais de reações químicas. É fazer com que o aluno comece a perceber por orientação do professor a presença da Química em sua vida.
Portanto, a necessidade de um plano de trabalho, previamente estudado de acordo com o público alvo para tornar as aulas mais tranquilas, dinâmicas e experimentais. Tudo para que o processo ensino – aprendizagem aconteça em sua plenitude.
Acordos didáticos
Estes são imprescindíveis para o relacionamento entre aluno e professor, para colaboração e disciplina no local de estudo e agir com clareza, igualdade e justiça com todos. Vejamos os fundamentais:
1.    Entrada em sala de aula após minha chegada.
2.    Saída de sala de aula.
3.    Ida ao banheiro.
4.    Uso de aparelho celular.
5.    Material de estudo (Livro didático).
6.    Conversas paralelas em momento de exposição da aula.
7.    Conduta adequada.
Critérios de avaliação
A média enquanto não mudar a questão de avaliar, precisa constar nos quatro períodos do ano letivo.
O processo avaliativo é na minha opinião muito difícil e de alta responsabilidade.
Portanto, sempre deixo claro aos meus alunos como será extraída a média de cada período. As ferramentas e recursos utilizados para avaliação em cada período são previamente expostas aos mesmos, assim como, valor de cada atividade, conteúdo e datas de realização das mesmas.
Ferramentas avaliativas
1. Prova escrita individual e sem consulta.
2. Prova escrita individual e com consulta (livro didático, anotações e etc.).
3. Atividade experimental (Prática seguida de relatório padrão digitado).
4. Seminários.
5. Exercícios propostos (E.P) em grupo e/ou individual.
6. Exercícios propostos no livro didático.
7. Atividades Propostas no meu blog [ www.quimicaemnossavida.blogspot,com].
8. Participação em atividades extra sala de aula, SNCT, SBPC, VISITAS e etc. (quando houver).
9. SIMULADO (ENEM).
10. Participação em Mostra Científica da Escola.
Recursos Didáticos.
Aulas expositivas.
Livro didático.
Laboratório de Química.
Data show.
Notebook (Tablet).
Gostaria de relatar que o escrito acima é apenas um plano e como tal poderá a qualquer tempo ser modificado. Tudo visando um único objetivo, melhorar no ensino – aprendizagem da disciplina Química.


Cordialmente, Prof. Márcio Roberto F. Costa
São Luís, 25 de Janeiro de 2014.

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