quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

SEMINÁRIO DE QUÍMICA

LIGAÇÃO METÁLICA

As substâncias metálicas conduzem a eletricidade no estado sólido e no líquido. Na sua maioria, apresentam altos pontos de fusão e de ebulição.

LIGAÇÃO METÁLICA E MODELO DO MAR DE ELÉTRONS

Os metais não exercem uma atração muito alta sobre os elétrons da sua última camada e, por isso, possuem alta tendência a perder elétrons. Dessa forma, os cientistas admitem que um metal sólido é constituído por átomos metálicos em posições ordenadas com seus elétrons de valência livres para se movimentarem por todo o metal. Assim, temos um "amontoado" organizado de íons metálicos positivos mergulhados num "mar de elétrons" livres. Esse é o chamado modelo do mar de elétrons, que explica a condutividade elétrica dos metais.
Assim como a presença dos elétrons entre dois átomos os mantém unidos numa ligação covalente, é a presença do mar de elétrons que mantém os átomos metálicos unidos. Contudo, num pedaço de metal, os átomos não se encontram com o octeto completo. A regra do octeto não é satisfatória para explicar a ligação metálica.

LIGAS METÁLICAS

São misturas sólidas de dois ou mais elementos, sendo que a totalidade (ou pelo menos a maior parte) dos átomos presentes é de elementos metálicos.
Exemplos:
O "ouro 18 quilates" é uma liga de ouro e cobre (e, eventualmente, prata), o bronze é uma liga de cobre e estanho, o latão é uma liga de cobre e zinco e o aço é uma liga de ferro com pequena quantidade de carbono.

PROPRIEDADES DAS SUBSTÂNCIAS METÁLICAS

Brilho característico; Alta condutividade térmica e elétrica; Altos pontos de fusão e ebulição; Maleabilidade; Ductibilidade; Resistência à tração

1 comentário:

PAULA 1 C disse...

PROFESSOR É MUITO BOM TER UM BLOG
FOI OTIMO P AS PESSOAS ENTENDER MELHOR...